quinta-feira, 22 de maio de 2008

H302 mais lider!

H302 reforça liderança num jogo atípico! Um jogo que desde inicio ficou marcado pelas ausências de Sérgio Neves (a quem desde já aproveito para desejar que consiga terminar a sua tese dentro do prazo previsto!) e de Topa Gomes. Após um inicio equilibrado entre as duas equipas, o jogo ficou marcado pela lesão do jogador Fernando da H301 (desde já aproveito para desejar as melhoras ao Fernando, desejando que recupere já para o próximo jogo!).

Após alguns minutos de pausa para avaliação da gravidade da lesão, infelizmente para o espectáculo, a H301 tinha de continuar o jogo apenas com 4 jogadores! As regras do jogo indicam que nestes casos o jogo deve prosseguir 5 contra 4... Por cordialidade a H302 passou também a alinhar apenas com 4 elementos, fazendo descansar um dos seus jogadores à vez. Contudo, passou a ser um jogo atípico de espectáculo reduzido. Se por um lado os jogadores da H302 podiam descansar, por outro ao fazer descansar um jogador a equipa perdia equilíbrio e disciplina táctica sempre que havia mudanças na equipa. Do lado contrário, a H301 tinha uma equipa sempre constante em campo, mas os seus jogadores estavam impedidos de descansar...

Não se pode dizer que o jogo tenha sido desequilibrado, mas a verdade é que num jogo 4 contra 4 há mais espaços, espaços esses que favorecem claramente o estilo de jogo do goleador Lino Maia da H302 que aproveitou para facturar por 8 vezes... obviamente um dos factores decisivos para o resultado final do jogo que terminou com a vitória da H302 por 13-7.

De referir que o jogo ficou ainda marcado por alguns lances difíceis de ajuizar... Importa referir que na minha opinião não faz grande sentido uma das equipas estar em campo apenas com 3 jogadores... assim, lances que deveriam ser puníveis com 2 minutos de expulsão passaram a ser algo polémicos. Refira-se o caso em que Diogo da H301 que ao fazer e ao marcar falta sobre Carlos Rodrigues pára uma jogada em que Lino Maia estava completamente isolado (de referir que nenhum jogador da H302 havia pedido essa falta... mas após alguém dizer falta...! seria complicado não parar a jogada!) - claramente que o infractor ficou beneficiado nesse lance. Contudo, igualmente a H301 sente-se prejudicada num lance em que Armindo impede a entrada de o jogador Mário Marques) de prosseguir - neste caso nada havia a fazer senão marcar a falta para a H301 (já que Mário Marques acabou por perder a bola). Atendendo que Diogo não tinha sido penalizado com 2 minutos no lance anterior, obviamente Armindo não tinha pelo que sair 2 minutos - mas claro está que é sempre um lance polémico. A H301 reclama ainda outro lance semelhante (do qual eu não tenho memória da sua ocorrência), mas o critério acabou por ser aplicado da mesma forma. Por último, há ainda a referir o lance do penalti... O jogador Mario Marques que não era o guarda-redes evita o golo da H302 em cima da linha com a mão ao defender a cara. Na minha opinião, não é crime meter mão à bola... é apenas falta! Mesmo que seja para defender a cara! No Futsal, não conheço as regras, mas sei que no futebol de 11 a FIFA tem dado indicações para que seja marcada falta sempre que o braço/mão não esteja em posição natural (deve-se entender por posição natural o braço caído e encostado ao tronco!) Obviamente nem todos os árbitros marcam, mas é já frequente vermos um árbitro marcar penalti quando um jogador da barreira defende a cara. Na minha opinião, neste caso, não havia outra solução a aplicar que não fosse o penalti. Tudo bem que foi ao defender a cara mas a verdade é que se não fosse a mão a bola deveria entrar. Contudo, após alguns momentos de discussão em que a H302 estava disposta a abdicar desse penalti o próprio Mário Marques acabou com a "polémica" aceitar para a sua equipa para que não se abrissem precedentes (a meu ver, Mário Marques esteve muito bem!). No entanto, atendendo à história do jogo em que nem Diogo nem Armindo haviam sido castigados por 2 minutos, embora a meu ver este lance deva ser também punível com 2 minutos de suspensão, julgo que a saída de Mário Marques foi exagerada (visto o jogo não estar a ser 5 contra 5). Apesar disso a sua saída acabou por em nada influenciar porque Lino Maia concretizou o penalti para a H302 permitindo a reentrada de Mário Marques de imediato.

Retratados os principais lances polémicos, que na minha opinião acabaram por ser bem resolvidos, gostava também de deixar uma saudação de Fair-Play à H301, nomeadamente ao Diogo, no lance que lesionou Américo Dimande. Felizmente, este não ficou impossibilitado de continuar o jogo.

No meio de ausências, lesões, polémicas e fair-play... a H302 conseguiu mais uma importante vitória, num jogo em que todos os seus jogadores estão de parabéns! Apesar de não terem sido os preferidos do Luís Filipe Scolari para representar a selecção nacional no Euro2008, estão dispostos a mostrar em campo o grave erro do seleccionador nacional!

1 comentário:

José Santos disse...

As minhas breves opiniões sobre o jogo:

- a situação de marcar jogos nos feriados pode conduzir, a situações anómalas como as de ontem, com muitas ausências. Por isso, há que ponderar sempre a marcação destes jogos nos feriados.

- espero que o Fernando Bastos recupere rapidamente. Mais uma vez o seu tornozelo impediu-o de continuar a jogar. Refira-se que o jogador lesionou-se sozinho.

- andam a discutir demasiadamente a arbitragem, assim a situação só tende a agravar-se. Depois não se admirem que hajam jogadores a retirarem-se do nosso campeonato!

- antes do jogo começar ficou acordado entre as equipas que esta época termina no fim de Julho. Assim, o último jogo do campeonato será no dia 31/07/2008.