sábado, 12 de abril de 2008

A minha opinião..que espero seja útil

Apesar da distância a que me encontro, tenho acompanhado através dos meios de comunicação social os acontecimentos relacionados com os jogos H301 vs H302. Devo confessar a minha preocupação pelo facto de, numa altura em que o campeonato parecia decidido, a recuperação da equipa H302 ter colocado em causa a revalidação do título por parte da H301. Espero, no entanto, que o regresso de alguns jogadores que se encontraram a jogar noutras ligas europeias possa contribuir para um inverter da tendência actual.

Depois deste pequeno ponto introdutório, gostava de tecer alguns comentários relacionados com a discussão que tem vindo a prolongar-se ao longo dos últimos dias. Concordo com algumas opiniões apresentadas, discordo de algumas outras...acho que é a nossa maneira de pensar que nos torna únicos!! Espero, no entanto, que a distância a que me encontro não faça com que aquilo que vou dizer seja a opinião de alguém que não tem presenciado os últimos jogos e, por isso mesmo, seja uma visão errada dos factos. Assim, aqui ficam alguns comentários que me parecem adequados nesta altura:

1) Não sei se isso se tem verificado nos últimos, mas penso que entradas duras/violentas devem ser evitadas. Ainda quando me encontrava ao serviço da H301 chamei a atenção para esse facto, quando me apercebi de um aumento da agressividade verificada em alguns jogos. Talvez o facto de ter estado impedido de jogar futebol por vários meses me conduza a uma preocupação especial com este facto. Mas não é a única razão: penso que num jogo entre amigos, o mais importante é que todos se divirtam e ninguém se magoe. Sem dúvida que prefiro ganhar (mas prefiro mesmo)..mas prefiro perder e que ninguém se magoe. Neste contexto, espero que a lesão do Topa não seja grave e que regresse rápido aos jogos.

2) Em relação à marcação do penalty, acho que só há 2 possibilidades. A primeira delas é partir do princípio que a pessoa que o vai marcar vai ter algum cuidado, de modo a minimizar o risco de magoar o colega que está na baliza. Se esta possibilidade não for possível de garantir, surge a 2ª alternativa: regulamentar a marcação do penalty, impondo a marcação com um pé fixo.

3) Quanto à questão de lances de perigo, já expus a minha opinião há algum tempo atrás, mas esta mantém-se. Penso que só deve ser marcado penalty quando a falta é marcada dentro da área. No entanto, quando é feita uma falta num lance de golo iminente, parece-me justo que o jogador abandone o jogo por 2 minutos. Se o jogador repetir este comportamento durante um jogo, o castigo deveria agravar-se. Nestes casos, penso que deve haver bom senso, mas casos de golo iminente são por exemplo: defesas efectuadas com a mão por jogadores quando a bola se dirige para a baliza (excepto o gr dentro da área, claro), cortar em falta lances em que um jogador vai isolado, etc...mas seria uma questão de definir as situações em que um lance seria entendido como tal.

Espero que tenha contribuído de forma positiva para a discussão. Se não, pelo menos ficou a minha opinião. Aproveito também para enviar um abraço para todos os intervenientes nestes jogos! Em breve espero voltar a participar nos mesmos, quando terminada esta minha aventura na liga belga!

2 comentários:

Lino Maia disse...

Aproveito para esclarecer os atletas que se encontram cedidos a outras ligas o seguinte: 1) Apesar da troca de opiniões, não tem havido aumento da agressividade em campo, julgo que até tem sucedido o contrário! 2) Não se têm presenciado entradas perigosas, e já algum tempo que ninguém se queixa de "pisaduras e outros", 3) Para informação dos que desconhecem, o Topa lesionou-se sozinho ao calcar a bola (esticou demasiado o pé ao tentar mandar a bola para canto) - felizmente parece estar no bom caminho da recuperação, 4) Eu iniciei esta discussão, porque não gostei de ver alteradas as regras que estavam a ser seguidas (nos jogos em que estive presente, nunca um jogador foi expulso, e já por pelo menos 4 vezes foram marcados penalties em vez da suposta expulsão), facto que levou a uma discussão em campo, discussão essa da qual eu me afastei da decisão - embora tenha discordado, 5) Quanto ao penalty, mantenho a minha opinião - embora como em qualquer outra situação, respeite a decisão do grupo.
Mais uma vez... As melhoras para o Topa - Todos esperam a tua presença no próximo jogo!

m&m disse...

Só agora fui actualizar a minha consulta ao nosso blog e deparei-me com esta situação que não fazia ideia...
Para começar, desejo as melhoras ao Topa!Depois, não vou colocar nenhum post mais pois acho que já se discutiram os assuntos mais relevantes (tal como referiu o Pimentel).

Relativamente às regras penso que elas estavam já estabelecidas, tal como o Zé indica no seu post de 11 de Abril (e informa em cada mail para a sua equipa), daí julgo que o que se deve fazer é continuar a aplicá-las já que foi assim que na época passada se fez.

Um abraço!