sexta-feira, 11 de abril de 2008

Clarificação das regras: Esclarecimento público

Vou passar a esclarecer algumas das dúvidas colocadas.

Nota prévia: perdas de tempo vai haver sempre porque as pessoas já não se lembram bem das regras e porque já existiram lances iguais com decisões diferentes no passado, que serão sempre recordadas por aqueles que precisarem delas nesse momento. Mas podemos melhorar, sem dúvida.

1- Não percebo como é que alguém se magoa na marcação de um penálti? Magoar, como ontem o Topa, no lance que origina o penálti acontece, agora no penálti com dois jogadores afastados de 5 metros? SOU CONTRA, até porque i) ao contrário de ti, não tenho força suficiente para marcar um penálti de pé fixo, seria um passe ao guarda-redes, e ii) do que conheço do futebol nunca vi tal regra, só a do hóquei em patins há qualquer coisa parecida.

2- Acho um EXAGERO COMPLETO começar a marcar penálti por tudo ou por nada. Lances graves (ver ponto 5) dá cartão vermelho (2 minutos, ver ponto 5).

3- Estou a ver que não lês o email que te envio com a convocatória todas as semanas, diz lá e passo a citar-me:

“Regras:

- o guarda-redes não pode receber à mão atrasos de bola;

- mão propositada na bola dá 2 minutos;

- é proibido jogar no chão (entradas de carrinho ou lances semelhantes), excepto para o guarda-redes.”

Portanto, ESTÁ BEM CLARO que aquela situação de cortar lances em que a bola vai para a baliza, e o guarda redes adiantado ou outro defendem com a mão fora da área dá vermelho (DÁ 2 MIN) (ver ponto 5).

4- É isso que está combinado, podemos jogar 5 contra 4, seja no início ou durante o jogo. Se os atrasos não são justificáveis, já as lesões são casualidades. E como disse, em AMBAS AS SITUAÇÕES O JOGO DEVE CONTINUAR COM OS QUE TIVERMOS EM CAMPO. E aviso já que é mais difícil jogar 5 contra 4, do que 5 contra 5!

5- OS DOIS MINUTOS EXISTEM PARA SIMULAR O CARTÃO VERMELHO NO FUTEBOL, seja por faltas graves, seja por puxar ou rasteirar um jogador que vai isolado para a baliza, seja pelo lance da mão na bola referido no ponto 3, seja por qualquer motivo que dê direito ao cartão vermelho nas regras do futebol. Esta regra existe desde o primeiro jogo à mais de um ano e pretende, por um lado, penalizar a equipa que fez a falta, beneficiando a outra e, por outro lado, evitar que um jogador fique de fora o resto do jogo. Já agora acrescento que, SE DURANTE ESTE PERÍODO A EQUIPA QUE ESTÁ EM SUPERIORIDADE NUMÉRICA MARCAR, O JOGADOR PODE REENTRAR DE IMEDIATO. Sempre foi assim e assim permanecerá.

p.s. a) já comentei

p.s. b) fica feito o esclarecimento público pedido para informação de todos. No entanto, SUGIRO AO MÁRIO, um dos fundadores e que sempre controlou e definiu muito equitativamente e ponderadamente as regras, que dê a sua opinião sobre estes assuntos.

2 comentários:

Lino Maia disse...

1)Eu explico como alguém se pode magoar na marcação de um penalty - o guarda redes pode entrar pela baliza dentro... se o gajo que marca acerta na cara, ou se o guarda-redes põe a mão na bola, a probabilidade de se magoar é muito elevada!
2) Essa para mim é mesmo nova! Expulso 2 minutos...! Ah, mas se entretanto a equipa sofrer um golo... já pode entrar! Ou seja, no caso de golo eminente, o crime compensa!!! - Discordo completamente

José Santos disse...

1) o pá, faz como quiseres, os meus penáltis não fazem mal a ninguém. Quem marca deve ter consciência do que está a fazer. O objectivo não é acertar no adversário.
p.s. não acho que seja um tema muito importante, acho muito pior as entradas que se verificam durante o jogo. Não me lembro de alguém se ter aleijado num penálti.

2) Sempre foi assim desde o inicio. No caso de golo eminente antes marcavamos logo o golo no contador/placar, mas agora como os golos são registados individualmente para as estatísticas tem-se optado por marcar a falta e jogar contra menos um adverário.
p.s.Contudo reconheço que nos ultimos tempos ninguém tem sido expulso, quando se calhar podia ter sido, mas durante a época passada era muito comum haver um ou dois jogadores de fora durante algum tempo.